Espírito de Equipa, Partilha, Cooperação, Entreajuda e Companheirismo são os valores associados à atribuição do EPICS Award, uma iniciativa que a FREZITE promove desde 2014. Os seis vencedores nas empresas do Grupo de diferentes geografias foram conhecidos no dia 17 de dezembro. Destaque para a renovação do prémio, pelo segundo ano consecutivo, aos colaboradores vencedores pela Península Ibérica e Reino Unido, Brasil, México e República Checa.
Foram dois os colaboradores que em 2021 receberem o Prémio Carreira, atribuído a quem completa duas décadas ao serviço da empresa. Paralelamente, a FREZITE premiou também as melhores ideias submetidas pelos colaboradores ao longo do ano. Pela sétima vez foi atribuído um prémio monetário à melhor ideia recebida em 2021 para melhoria organizacional. Nesta edição o vencedor foi um programador da Divisão Metal da FREZITE que propôs a automatização da alimentação de um robot para afiamento contínuo em turnos de 24 horas.
No dia 14 de dezembro o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, acompanhado pela presidente da Agência Nacional de Inovação e de outros representantes da ANI e da Portugal Space visitaram o Grupo FREZITE. A deslocação à FHP, no Porto, e às instalações na Trofa permitiram à comitiva inteirar-se dos projetos em que a FREZITE está envolvida e da tecnologia e inovação que diariamente desenvolve nas áreas do espaço e das ferramentas de corte.
No dia 9 de dezembro um grupo de alunos de engenharia mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto visitou as instalações do Grupo FREZITE, na Trofa. Uma iniciativa realizada no âmbito da política de responsabilidade social empresarial, pela qual a FREZITE promove ações de cooperação com instituições de ensino, mantendo o acolhimento de formandos de diferentes organizações, tanto em Portugal como nas suas sucursais.
O Campeonato da Europa de Hóquei Patins que decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Paredes, Portugal, contou com o apoio da FREZITE. Desde há alguns anos que a FREZITE se tem vindo a associar às competições internacionais nesta modalidade, com forte tradição no Sul da Europa.
Para apoiar a indústria, a FREZITE associou-se a eventos de parceiros que têm realizado demonstrações ao vivo sobre tecnologias de transformação da madeira e seus derivados. As iniciativas têm vindo a decorrer desde setembro, em Portugal e Espanha. Além de equipar as máquinas, demostrando a performance das ferramentas que fabrica, a FREZITE tem aproveitado estas oportunidades para melhor divulgar alguns dos seus produtos estrela, nomeadamente a serra silenciosa Serenus e a fresa Suave, em diamante policristalino.
A medição e controlo metrológico têm um papel crítico, tanto no controlo dos processos de produção como na qualidade final do produto. Por isso a FREZITE tem vindo a investir na formação dos seus colaboradores em novas táticas de controlo dimensional para o foco geométrico. A utilização de referenciais 3D ajustados ao sistema, assegura padrões para reproduzir, com fiabilidade, os melhores resultados, uma aposta na melhoria contínua de pessoas e processos.
Fazendo valer o estatuto de parceira de inovação da indústria, a FREZITE apoia os profissionais da caixilharia no fabrico de janelas eficientes em madeira, no âmbito do programa de apoio “Edifícios mais Sustentáveis”. De realçar as características excecionais da madeira em termos de comportamento térmico e acústico, além de ser um material natural e sustentável. Decorre a II fase de incentivos do governo português para troca de janelas para soluções de eficiência de classe A+ - cujas candidaturas reabriram a 22 de junho de 2021 - no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência que aposta na eficiência energética dos edifícios como uma prioridade para a recuperação económica.
https://youtu.be/BumfmTWGTZI
Editada mensalmente pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, a revista Portugal Global informa sobre mercados, empresas, internacionalização e investimento. Com informação especializada sobre temas da atualidade económica e empresarial, neste mês de Junho dá a conhecer o Grupo FREZITE. Veja AQUI.
A FREZITE renovou o seu showroom, dotando-o de uma área dedicada à formação técnica, tanto de clientes - que podem acompanhar todo o processo de testagem - como dos próprios colaboradores. Neste espaço o cliente pode ainda receber consultoria em engenharia de aplicações, realizar testes e criar ambientes de simulação da sua produção de prototipagem.
Parceria iniciou-se no ano passado com a FREZITE a fornecer ferramentas ao projeto universitário constituído por alunos de engenharia do Instituto Superior Técnico que trabalham no desenvolvimento de uma embarcação movida exclusivamente a energia solar. Além de promover as energias renováveis, a sustentabilidade e a mobilidade elétrica, o Técnico Solar Boat participa também em competições internacionais. Com o patrocínio renovado em 2021, a equipa já finalizou o novo protótipo, o SR03, e está preparada para as competições deste verão, depois de no ano passado ter vencido o Prémio Inovação no Mónaco Solar & Energy Boat Challenge. A FREZITE prossegue na promoção da inovação e da sustentabilidade.
No Grupo FREZITE a Sustentabilidade e Inovação são partes integrantes do mesmo desafio. Por isso a empresa instalou nas unidades produtivas da Trofa mais de 1500 painéis fotovoltaicos, numa área superior a 2.600 m2, o que já lhe permitiu produzir mais de 830 000 kWh. Essa poupança energética seria suficiente para alimentar cerca de 170 casas/ano. É a FREZITE a marcar a diferença.
A rapidez da construção aliada às qualidades técnicas inquestionáveis, isolamento térmico, solidez e economia são argumentos que fazem com que esteja a aumentar o número de casas construídas em madeira por todo o mundo. A FREZITE tem também uma oferta crescente de soluções em ferramentas de corte para as “log houses”, casas construídas em troncos de madeira. Sob o mote “We Love Wood” a FREZITE segue em busca da valorização deste processo de construção e de quem busca um estilo de vida mais sustentável, uma vez que este sistema tem impacto zero ao nível do carbono (casa passiva).
O balanço positivo foi feito pelo Presidente da FREZITE em entrevista ao jornal digital “ECO”. Mesmo com uma quebra do volume de negócios entre 5% e 6% em ano de pandemia, o Grupo FREZITE não aderiu ao lay-off, não reduziu a força de trabalho e aproveitou a crise da Covid-19 para alavancar outros nichos de negócio. Veja aqui a entrevista realizada sob a rúbrica: “Vencer a Crise”.
In ECO Sapo
https://eco.sapo.pt/2021/04/17/frezite-resiste-a-pandemia-com-aposta-em-novos-nichos-de-negocio/
Num mundo cada vez mais digital, a FREZITE investiu numa plataforma para facilitar a sua interação com o cliente. Através da FREZITE@connect o cliente pode aceder ao histórico dos produtos já adquiridos, desenhos, relatórios de qualidade; pedir orçamentos e aceder a anteriores, gerir encomendas, a conta corrente e eventuais reclamações. Informação à distância de um clique para consulta no PC ou no telemóvel.
Empresa forneceu ferramentas a dois dos principais fabricantes europeus de painéis isolantes em espumas de alta densidade (EPS e XPS). A configuração especial das ferramentas desenvolvidas pela FREZITE para estes materiais promove um melhor escoamento da apara, permitindo trabalhar a velocidades de avanço elevadas. Além da excelente qualidade de corte, os clientes destacaram os reduzidos índices de ruído, que melhora o ambiente de trabalho, o conforto dos operadores e consequentemente a sua performance.
O PSEM - Projeto de Sustentabilidade Energética Móvel, composto por um núcleo de Estudantes do Instituto Superior Técnico (IST) desenvolve veículos elétricos altamente eficientes. Esta equipa participa e tem vindo a conquistar reconhecimento e prémios na Greenpower Challenge, uma competição internacional criada para desafiar jovens estudantes e algumas empresas a investir no desenvolvimento de veículos sustentáveis para o futuro. O PSEM conta com o apoio da FREZITE na execução dos seus protótipos.
Parceira de inovação no setor do Calçado e do Couro, a FREZITE identifica a necessidade de inovar, reduzindo desperdícios, como um fator impulsionador para desenvolver ferramentas de corte cada vez mais produtivas, rentáveis e amigas do ambiente.